Trabalho Fisica Moderna
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENG. CIVIL
DISCIPLINA = Física 6 – Física Moderna
PROFESSOR = GUILHERME JOSUÉ MACHADO
SEMESTRE 2013 /04 – HORÁRIO 28/29 – SALA V 412
TRABALHO REFERENTE AO RMN (RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR)
Por:
Guilherme Decimo
Franco Alberto Lazzari
Bruno Baccin
Caxias do Sul, 28 de novembro de 2013
Introdução
Os princípios da RNM são bastante complexos e envolvem conhecimentos em diversas áreas das ciências exatas.
Em três de julho de 1977, ocorreu algo que mudaria o cenário da medicina moderna, embora mal tenha sido notado fora da comunidade de pesquisas médicas: foi feito o primeiro exame de ressonância magnética em um ser humano.
Foram necessárias quase cinco horas para produzir uma imagem. E se compararmos com os padrões atuais, as imagens eram bem feias. Dr. Raymond Damadian, médico e cientista, e seus colegas Dr. Larry Minkoff e Dr. Michael Goldsmith trabalharam durante sete longos anos para chegar a esse ponto. Eles chamaram a primeira máquina de "Indomável", numa forma de captar o espírito de sua luta para fazer o que todos diziam ser impossível.
Agora, essa máquina se encontra na Smithsonian Institution (Instituto Smithsonian). Até 1982, havia poucos aparelhos de ressonância magnética nos EUA. Hoje, há milhares. Hoje podemos gerar em segundos as mesmas imagens que levavam horas antigamente. A grande vantagem da RNM reside na sua segurança, já que não usa radiação ionizante, nas diversas capacidades em promover cortes tomográficos em muitos e diferentes planos, dando uma visão panorâmica da área do corpo de interesse e, finalmente, na capacidade de mostrar características dos diferentes tecidos do corpo.
O que é?
A ressonância magnética nuclear (RMN) é uma técnica de diagnóstico que utiliza um campo magnético para produzir imagens das estruturas localizadas no interior do corpo.
Durante uma RMN, o corpo encontra-se envolvido por um campo magnético