Trabalho Final
Campus de São Miguel do Oeste
Arquitetura e Urbanismo
Paulo Bavaresco
Alunos: Felipe Bernardi Tavares Alves e Kathleen Köhnlein
TIJOLOS SUSTENTÁVEIS – Construções ecologicamente corretas
São Miguel do Oeste, Novembro de 2012
Tema de Pesquisa
Por que usar tijolos ecológicos? Qual seu diferencial e vantagens?
Explicação
Chegamos e esse questionamento por causa dos grandes gastos em projetos por causa dos custos para gerar os tijolos convencionais. Tendo a maior preocupação com o meio ambiente sendo que os tijolos ecológicos, não gerando danos a natureza pelo principal motivo que eles são feitos.
01
JUSTIFICATIVA
O tijolo ecológico proporciona mais conforto, praticidade e economia. Ele tem um formato diferenciado e, por ser só encaixado, não requer argamassa. A economia no final da obra pode chegar a 30%, pois reduz em quase 50% nos gastos com alvenaria e o tempo de construção é reduzido. As obras com esse tipo de tijolo geram menos entulhos, o que torna a construção ecologicamente correta.
O tijolo ecológico não necessita da brutalidade nos fornos à lenha, como acontece com o tijolo convencional. Ao produzir o tijolo ecológico é simplesmente adicionado cimento a um solo específico, prensado e curado a sombra com água coletada das chuvas e fontes naturais.
Porém, já fazem o maior sucesso por serem facilmente manuseados por pedreiros, comprados por preços mais baixos que os tijolos tradicionais, e são menos agressivos à natureza, já que não passam pelo processo de queima, assim não eliminando tantos poluentes à atmosfera. Além do mais, possui algumas aberturas em sua estrutura facilitando a passagem de instalações necessárias à construção.
Com tantas vantagens, fica absolutamente impossível ignorar a hipótese dos tijolos ecológicos.