Trabalho Final Populismo
Compreensão da Realidade Brasileira I:
Seminário I - Populismo no Brasil
Professora Dra. Cláudia Moraes
Grupo 7 - Noturno:
Daniel Rodrigues Vieira
Felipe Mello
João Pedro Portella
Lidia Espallargas Gimenez
Ricardo Passantino Rabello
OSASCO
2015
O AUTOR
Biografia
Francisco Corrêa Weffort, original de Quatá, interior de São Paulo, nasceu em 1937, e em 1968 obtém o diploma de doutorado em Ciência Política pela USP, com tese em Populismo e Classes Sociais, se tornando livre docente em 1977. Tornou-se um dos mais renomados representantes da ciência política no Brasil, sendo sociólogo e historiador, além de cientista político, se notabilizou pelo estudo da democracia, em especial nos países latino-americanos. Além de publicar diversos ensaios e estudos, também participou ativamente da vida político-partidária do país. No livro Formação do pensamento político brasileiro – Idéias e personagens, nele Weffort, que já brindara há alguns anos os estudiosos da matéria com a organização dos dois volumes de Os Clássicos da Política apresentam os principais personagens históricos que contribuíram para a criação e consolidação das bases teóricas que almejam explicar o que é o Brasil e seu povo.
É autor de uma obra relevante, amplamente reconhecida, dedicada ao estudo dos mais importantes fenômenos da política brasileira e latino-americana contemporâneos, como o populismo dos anos 50 e 60 e a emergência da democracia a partir de meados dos anos 70 do século passado, objeto deste relatório. Afora ser um ativo estudioso da política, foi um ator político importante por mais de duas décadas, tendo ocupado o cargo de Ministro da Cultura no período entre 1995 e 2002.
Professor aposentado do Departamento de Ciência Política da USP, Weffort foi decano do Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais – IEPES, do Rio de Janeiro, e atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em um depoimento recente,