ENSAIO POPULISMO
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Curso de História
História Contemporânea da América
Prof. Dr Hélder
ENSAIO COMPARATIVO SOBRE POPULISMO E REGIMES DITATORIAIS
Alunos: Diandra Neuhaus, Enio Jr Machado, Paulo Maciel, Renata Duarte.
Porto Alegre
2014
SUMÁRIO:
RESUMO: 3
PALAVRAS-CHAVE:. 3
INTRODUÇÃO 4
POPULISMO 5
O conceito de populismo e sua aplicação na América Latina: 5
DITADURAS LATINO-AMERICANAS 8
APARELHOS REPRESIVOS ARGENTINA X CHILE 9
O POPULISMO NA ARGENTINA 13
O POPULISMO NO CHILE 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
RESUMO: No presente ensaio pretendemos refletir sobre o conceito de “populismo”, um conceito que vem sendo, nos últimos vinte anos, debatido por historiadores, sociólogos e cientistas sociais e constitui atualmente em um dos mais complexos, polêmicos e “espinhosos” na academia brasileira. Dessa forma, nos limites do nosso texto, pretendemos analisar os principais argumentos que envolvem esse debate, além de refletir acerca da operacionalidade ou não do conceito de “populismo”.
PALAVRAS-CHAVE: Populismo, América latina, Política.
INTRODUÇÃO
As doutrinas populistas se originaram simultaneamente na Rússia e Estados Unidos, durante a segunda metade do século XIX, embora os contextos fossem diferente, o movimento teve como elemento comum a crítica ao capitalismo formulada pelos pequenos produtores rurais, que ficavam fora do desenvolvimento capitalista. Posteriormente, estas ideias são retomadas em diversas regiões do mundo, adotando diferentes características.
Este modelo específico de governo foi implantado na América Latina, a partir da década de 1930, surgindo como um movimento político associado ao processo de expansão da indústria e da urbanização, junto com a desintegração das estruturas de poder das oligarquias rurais. O populismo emergiu como estratégia de governo para responder às condições de atraso