Trabalho final NATURA Micro
Quando fundada, em 1969, a Comércio de Cosméticos Natura LTDA foi originalmente baseada para o clima brasileiro e tipos de peles locais. Foi inicialmente focada em cosméticos, mas sempre com a finalidade de fornecer o bem-estar.
Na década de 80, houve um grande crescimento da empresa, acarretado pela aquisição de novos parceiros, alta inflação da época, e moeda instável. Esses fatores reduziram a chance de concorrência interna, por desestimular a entrada de concorrentes internacionais no mercado do Brasil.
Até 1992, foi uma fase de reestruturação da Natura, a partir da junção de 5 empresas. Essa estrutura foi moldada com uma linha diferente da original: a produção de vários produtos em diferentes segmentos, agora, Natura Cosméticos S.A.
A partir do ano 2000, a empresa passou por uma nova fase, com fortes investimentos em infraestrutura e capacitação para a melhoria da logística, produção, P&D e desenvolvimento de cosméticos. Hoje em dia, seu portfolio apresenta em torno de 1000 produtos, entre eles fragrâncias, cosméticos, higiene pessoal com linhas distintas de maquiagem, perfumes, produtos para cabelos, pele, rosto, proteção solar. O produto Natura é considerado em sua finalidade um produto final, pois apesar de possuir a necessidade de insumos para ser produzido, é oferecido ao cliente um bem tangível pronto para uso. Além disso, é considerada a terceira maior empresa de vendas diretas do mundo (Direct Selling News, 2011).
Seu sucesso é integrado por segurança e qualidade, conforme a própria empresa, que tem uma conduta baseada em relacionamento, ética, diferenciação, e o famoso “jeitinho brasileiro”. Tem participação, além no mercado brasileiro, nos mercados da Argentina, Chile, Venezuela, México, Colômbia, Peru, e França. Porém, os compradores nos países estrangeiros são muito reduzidos se comparados com o mercado nacional.
A empresa tem um canal de distribuição baseado principalmente em vendas diretas, mas também comercializa através