Laranja In Natura Informa Es Mercadol Gicas
1478 palavras
6 páginas
Laranja in naturaLaranja in natura
Após passar por todo o processo “antes e dentro da porteira”, ou seja, desde terras e insumos utilizados até a colheita da fruta, a laranja tem diferentes destinos onde cerca de 86% de toda a produção destinadas para o processamento de sucos e derivados. Porém há também o mercado “in natura”, denominado o mercado de venda da própria fruta, sem processamento algum que atinge 14% do mercado interno.
Com 30% da produção mundial de laranja, o Brasil é o maior produtor, tendo as maiores safras no estado de São Paulo (aproximadamente 427 milhões de caixas de laranja), seguido da Flórida, nos EUA e China.
Na década de 90, 98% do suco concentrado e congelado era destinado à exportação, 28% da fruta/suco para o mercado interno e apenas 2% da fruta in natura era destinada ao mercado externo. Estes números mostram a majoritária importância do mercado de suco para o Brasil, porém o índice da fruta in natura é muito baixo para o tamanho do setor citrícola brasileiro, representado apenas 0,7% do mercado mundial da fruta in natura, contrapondo os 85% de participação no mercado mundial de suco de laranja.
Apesar de grande produtor, o consumo interno de produtos da laranja é baixo, representando apenas o 10º em consumo de suco de laranja em termos mundiais. O consumo in natura não foge deste parâmetro em baixa, porém podendo representar uma ótima oportunidade de crescimento do setor.
O mercado da laranja in natura é majoritariamente influenciado pela lei da oferta e procura, dada que nos últimos anos não houve grande variação na exportação da fruta, afetando assim o preço desta commoditie nas cotações de suco de laranja na bolsa de Nova York.
Apesar do mercado em baixa nos últimos anos devido a períodos de seca e crescimento de outros tipos de bebidas, este complexo é de extrema importância para o Brasil.
Mercado interno
O mercado interno da fruta no país é representado pelo esquema abaixo, passando pelos atacadistas, varejistas, micro e