TRAB BIO Leveduras
No reino fungi é onde ficam os fungos, organismos geralmente macroscópicos (podem ser vistos mesmo a olho nu), heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), eucariontes. São conhecidos como seres decompositores. É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente. Os representantes mais conhecidos são o bolor de pão, mofo, orelha de pau, o cogumelo e o leveduras – tema do nosso trabalho.
2. O QUE É LEVEDURA
As leveduras são fungos unicelulares, ou seja, formados somente por uma única célula. Devido a esta característica elas crescem e se reproduzem mais rapidamente. Esta categoria de fungos não é visível a olho nu, sendo visualizados apenas com auxílio de um microscópio.
3. VIDA E ALIMENTACAO
Podem ser parasitas, simbiontes, sendo, em sua grande parte, sapróbios. As leveduras vivem em locais com presença de matéria orgânica ou como parasitas em outros seres vivos. Vivem, a maioria, em exudatos açucarados de plantas, e no néctar das flores. Também são encontradas algumas espécies em superfícies de frutas frescas ou podres. São
4. CLASSIFICACAO TAXONÔMICA
Domínio: Eukaryota
Reino: Fungi
Filo: Ascomycota
Sub-filo: Saccharomycotina
Classe: Saccharomycetes
Ordem: Saccharomycetales
Família: Saccharomycetaceae
Gênero: Saccharomyces
Espécie: S. cerevisiae
5. FORMA CORPORAL, CÉLULAS E SISTEMAS
Quanto a sua morfologia, as leveduras podem ser ovais (Hansenula), redondas (Saccharomyces), cilíndricas (Kloeckera), triangulares (Trigonopsis), apiculares (Kloeckera) e ogivas (Bretanomyces). Sendo as redondas as mais comuns.
6. FORMA DE REPRODUCAO DAS LEVEDURAS
A reprodução das leveduras pode ocorrer de duas formas:
Gemação de novas células: Este tipo de reprodução das leveduras ocorre nos mostos em fermentação. Neste processo ocorre a formação de pequenas protuberâncias na superfície da célula que, depois de se desenvolverem, se desprendem, passando a ter vida própria.