Trabalho Filosofia Aborto
Aborto
Disciplina de Filosofia
Professora: Irene Dias
Trabalho realizado por:
Filipe Moura, nº12; José Garção, nº18; Mafalda Alves, nº21; Margarida Custódio, nº21; Bá Samba, nº30.
Ano Letivo: 2011/2012
Índice
Introdução página 2
O Tema: Enquadramento teórico/abordagem científica do tema página 3
Vantagens e desvantagens do aborto página 4
Legalização do Aborto em Portugal página 5
Curiosidades página 6
Reflexão filosófica página 7
Conclusão página 12
Bibliografia página 13
I - Introdução
Neste trabalho será abordado o tema “Aborto”. Será assim discutido todo o âmbito que este tema implica, isto é, serão tratados não só os seus vários métodos, a sua legalização, a incidência e a sua opinião em termos estatísticos, bem como as suas vantagens e desvantagens e uma reflexão filosófica que justificará as diferentes opiniões. Devido a este tema ser bastante polémico pondo em causa os ideais de vida este último tópico terá maior importância. Por fim, serão referidas algumas curiosidades. Tem-se como ideia básica de aborto a interrupção de uma gravidez, de forma natural ou cirúrgica.
Caso os objetivos sejam cumpridos, será explicado todo este tema de forma concisa, permitindo assim, um conhecimento mais abrangente.
II – O Tema: Enquadramento teórico/abordagem científica do tema
Um aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou induzida, provocando-se o fim da gestação, e consequente fim da atividade biológica do embrião ou feto, mediante uso de medicamentos e/ou realização de cirurgias.
O aborto, quando realizado por médicos especializados, normalmente não acarreta grandes problemas para a mulher, no entanto, quando efetuado por pessoas não-qualificadas ou fora do ambiente hospitalar, pode levar à morte. Estima-se que 70 mil mulheres morrem, assim como 5