Filosofia Trabalho Sobre Aborto
Um aborto é a remoção ou expulsão prematura de um feto, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou induzida, provocando-se o fim da gestação, e consequente fim da atividade biológica do feto, através do uso de medicamentos ou de cirurgias. Aborto espontâneo, ou seja, involuntário, é a expulsão não intencional do feto. Normalmente, a causa mais comum de aborto espontâneo são as anomalias cromossômicas do feto, doenças vasculares, problemas hormonais, infeções, anomalias uterinas e trauma acidental ou intencional. Enquanto que, o aborto induzido, é provocado ou interrompido de forma voluntária.
Será o Aborto eticamente permissível ? Esta pergunta inicia um problema, o problema ético do aborto e é considerado um tema importante pois relaciona-se com o estatuto moral dos fetos humanos. Iremos ver a seguir que, existe os que apoiam a posição pró-escolha, ou seja, acreditam que o aborto é eticamente permissível até o primeiro trimestre da gravidez. Por outro lado, existe os que apoiam a posição pró-vida, ou seja, acreditam que o aborto está errado mesmo sendo praticado no início da gestação.
Oposição ao aborto
Todos os que se opõem ao aborto defendem-o dizendo que um feto é humano. Logo, se é humano inocente, tem todo o direito moral à vida. Concluindo, acreditam então que o aborto é errado porque viola esses direitos.
“•Todos os seres humanos têm o mesmo direito à vida.
•Os fetos também são sere humanos.
•Matar deliberadamente quem tem o direito à vida é errado.
•O aborto consiste em matar fetos deliberadamente.
•Logo, o aborto é errado.”
Argumentos contra o aborto Tendo em conta a informação disponível e os metódos contraceptivos disponibilizados, é possível prevenir uma gravidez indesejada e deste modo evitar um aborto;
A vida que vai surgi não tem qualquer culpa das condições em que foi feita, logo, não é justo que lhe tirem o direito de viver;
Existem instituições destinadas a acolher crianças