Fichamento do Texto
- análise macro, intermediário e micro. A pesquisa biográfica foca no aspecto micro.
- estudos objetivos tendem a adotar uma visão realista sobre, ou seja, pressupõe uma ameaça objetiva que pode ser estimada e prevista e pode obscurecer questões essenciais sobre processos sociais, culturais e políticos que dão sentido ao risco e como isso ocorre as situações e lugares onde as pessoas encontram o risco em seu cotidiano.
- o foco da pesquisa biográfica interpretativa é a interpretação subjetiva das situações de vida, para as escolhas, padrões de ação e desenvolvimento de identidade pessoal e ao longo do tempo. A abordagem sublinha o caráter simbólico e localmente construído dos juízos e conhecimentos sobre ameaças e perigos e o modo como as pessoas ATIVAMENTE interpretam e compreendem circunstâncias e eventos inseguros.
- deslocamento que permite compreender a gênese e o desenvolvimento de tais problemas.
- objetivo: estudar as relações entre os fatos sociais e as construções biográficas individuais, mostrando como essas construções biográficas individuais, mostrando como essas construções perlaboram os dados históricos e socioculturais das experiências.
- aspecto processual e contextualizado.
- prática conversacional onde o indivíduo, ao contar sua história para um ouvinte, constrói, no presente, uma interpretação da sua vida como um processo, o que resulta em uma compreensão global sobre a sua experiência.
- sentido ao passado, expectativas e planos para o futuro.
- detectar para o que e como tais interpretações e modelos de autoanálise interessam para a construção da história de vida.
- PROCESSOS DE ESTRUTURA OU ESTRUTURA DE PROCESSOS da vida do sujeito como PRINCÍPIOS DE ORDENAMENTO DA HISTÓRIA DE VIDA.
- há uma profunda relação entre o desenvolvimento do indivíduo e suas versões narrativas de experiências históricas de vida.
MÉTODO