resumo katpat

1178 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA I
PROF.: KARLA PATRÍCIA HOLANDA MARTINS
ALUNA: RAFAELA GOMES PAES BARRETO

RESUMO: Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para a gestão do trabalho interdisciplinar em saúde

FORTALEZA-CE
OUTUBRO/2014
O apoio matricial aparece no SUS como uma metodologia de trabalho e tem como objetivo oferecer um apoio especializado às equipes de saúde, assistindo esses profissionais, enquanto as equipes de referência estão relacionadas aos profissionais responsáveis por um caso, seja ele individual, familiar ou comunitário, ampliando, assim, a construção de vínculos entre os usuários e os profissionais. Desse modo, a clínica ampliada pode ser realizada e há uma possibilidade maior da interdisciplinaridade acontecer com êxito.
Nesse sentido, a equipe de referência é composta por diversos profissionais considerados imprescindíveis no acompanhamento do caso, dentro de um campo de conhecimento e que, portanto, irão atuar sobre um mesmo problema de saúde. Os profissionais de referência têm o máximo de poder em suas mãos, mas é necessário ressaltar que isso não significa dizer que eles detêm todo o poder, pois não se pode deixar de lado o poder dos usuários e gestores. Entre a equipe há divisão de tarefas e, por isso, as responsabilidades ficam distribuídas e não delegadas a um ou a outro profissional, como de costume.
Outro aspecto que é relevante é de que deve ser estabelecida uma relação longitudinal com os usuários, de cuidado integral ao doente. Para que isso aconteça, é fundamental que a relação entre os profissionais ocorra de forma horizontal. Com essa metodologia, a equipe de referência permanece responsável pela condução dos casos inscritos em seu cadastro, mesmo quando algum tipo de apoio especializado foi acionado. Como a proposta de equipes de referência é

Relacionados