Trabalho Filme
A divisão de trabalho não era regular como hoje, não havia simplesmente divisão de trabalho, homens, mulheres e jovens trabalhavam de forma igual nas indústrias do início do dia ao fim do dia.
-O presidente (o gerente) ficava numa sala isolada, por meio de um sistema de som e vídeo, tem controle total de todas as dependências da fábrica. -Técnico, opera um mecanismo que controla automaticamente a fábrica e regula a velocidade de uma esteira, onde operários, executam um conjunto de gestos operatórios.
- Supervisores controlam o ritmo e a adequação das tarefas. Eliminam as circunstâncias externas que possam atrapalhar o trabalho.
-Os Operários trabalhavam em ritmo extremamente acelerado em uma linha de produção, com movimentos alterados por conta do trabalho acelerado e repetitivo
2– Como o funcionário é tratado na fábrica? Ele tem consciência sobre o que está produzindo? Explique.
Todo funcionário era tratado igual, com os mesmos horários de trabalho, mesmo horário (curto) de almoço, mesma quantia de produção e com atividades repetitivas.
Operários são tratados como maquinas e não tinham direito a nada nem mesmo ao tempo de descanso. Não, ele não tem consciência, trabalhava apenas em uma parte da linha de produção realizando o trabalho que lhe fora designado
3- Quando Carlitos fica louco e acaba entrando nas engrenagens da fábrica, o que isso representa?
Significa que o operário produz sem ter consciência do motivo do que ele faz, sem entender como funciona o que ele faz, a única coisa que interessa é ele efetuar sua tarefa e bem feita. Não há consciência naquilo que ele faz.
Representa a opressão imposta pelos empresários em produzir de qualquer custo riquezas não se importando com o trabalhador que é representado como apenas uma extensão do sistema de máquinas, uma mera engrenagem. O operário é engolido pelo poder do capital