ROTEIRO PARA RESENHA
Seguem algumas considerações para execução das resenhas de textos selecionados pelos professores, conforme programa da disciplina. O intuito é dar uma referência para sua a apresentação e conteúdo.
1. Cabeçalho
Deve fazer menção, em primeiro lugar, à universidade (Universidade Estadual de Campinas). Deve ainda conter as seguintes informações: Instituto de Economia, Nome e sigla da disciplina (CE-151 – Introdução à Economia), turma, nome dos professores, nome do aluno e seu RA, além da data de entrega. Em seguida deve-se destacar a atividade, ou seja, se é uma resenha ou um relatório, ou outra atividade. A seguir, também em evidência, deve constar a referência bibliográfica do texto resenhado, preferencialmente no seguinte formato: Sobrenome, Nome - Título da obra. Editora, local de publicação,número da edição, ano de publicação. Segue um exemplo: FURTADO, Celso. Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico. Ed. Paz e Terra, São Paulo, 10ª edição, 2000. Cap.1, pgs. 1-8.
2. Conteúdo
A atividade de resenha possui fundamental importância no auxílio ao processo de aprendizado. Em primeiro lugar, auxilia a capacidade de expressão do aluno ao proporcionar oportunidade regular de registro escrito de idéias. Desenvolve ainda a capacidade de síntese, conduzindo o aluno a uma reflexão que lhe permita extrair os elementos fundamentais de uma obra, bem como as relações entre estes elementos. Finalmente, cumpre o papel de transmissão de eventuais dúvidas do aluno para o professor. A partir disto, pede-se que a resenha não cumpra apenas o papel de resumo. Deve conter em sua extensão, além das principais idéias, conflitos e questionamentos levantados pelos autores, de forma organizada e articulada, opiniões e posicionamentos do aluno de ordem geral e específica, de acordo com o conteúdo dos textos. Portanto, não basta resumir. É preciso opinar, questionar e posicionar-se. A resenha deve ainda conter, ao final, num parágrafo destacado, as