Roteiro de resenha
Em poucas palavras, a resenha é uma síntese crítica de um livro. É uma ferramenta útil pois pode disponibilizar as linhas gerais de um texto de maneira concisa e prática. Uma resenha é composta das seguintes partes:
a) Cabeçalho: deve constar dos dados bibliográficos completos da obra.
b) Informação sobre o autor: quem é? Onde viveu? Outras obras escritas, etc...
Essa parte pode ser dispensada caso se trate de um escritor muito conhecido.
c) Exposição sintética da obra: à informação biográfica segue-se um apanhado geral contendo os pontos principais da obra. Deve passar ao leitor uma visão geral do conteúdo companhando a seqüência dos capítulos do texto. É preciso comunicar de forma precisa a temática, o assunto, os objetivos, a idéia central e a construção do raciocínio do autor.
d) Comentário crítico: é a avaliação final do texto. É importante destacar que um comentário crítico não é um comentário necessariamente negativo da obra.
Nesta parte pode-se destacar a contribuição que o texto traz (ou não) à sua área de conhecimento, se cumpre com seus objetivos, qualidade literária e gráfica, originalidade, etc. Por outro lado é possível mostrar também as falhas do autor, incoerências, etc...
DICA:
O rigor exigido de uma resenha pode variar de caso pra caso: um aluno graduando não vai ser tão cobrado quanto um doutor. Mas como saber o que é exigido no seu caso específico? Nesses casos uma breve conversa com o professor pode fazer maravilhas para o seu trabalho. Já aconteceu de alunos muito bem intencionados trazerem resenhas de dez páginas (!) para mim quando na verdade quatro eram mais do que suficientes...
MODES, L. Metodologia Científica: Métodos de estudo; Organização do trabalho científico;
Pesquisa de campo. 2008. Disponível em http://sociobox.wordpress.com/. Acessado em:
18/03/2013.