Trabalho Fertilidade
O cobre e um micronutriente catiônico encontrados em estruturas cristalinas de minerais primários ou secundários e ele esta disponível no solo em forma de sulfetos, mais essa disponibilidade esta ligada a fatores como o pH do solo, a matéria orgânica e um composto que fornece boas quantidades de cobre para as plantas. Como qualquer nutriente o Cu tem grande lixiviação em solos arenosos e boa fixação em solos argilosos. LABORSOLO (2013).
As principais funções do cobre no solo são: ativador ou componente de enzimas, influência na fixação do Nitrogênio pelas leguminosas, é essencial no balanço de nutrientes que regulam a transpiração da planta, auxilia na resistência a doenças, impacta na fotossíntese e na transpiração da planta essencial para as plantas, em processos de oxidação e redução. Os sintomas de deficiência ocorrem nas folhas novas, que permanecem alongadas, deformadas e com as margens cloróticas voltadas para baixo. A quantidade de cobre varia dependendo do tipo de solo, em Cambissolos Húmicos com profundidade de 20-40 cm e de aproximadamente de 106,2 mg kg-1, e Neossolo Litólico e de aproximadamente 53,6 mg kg-1.. (MELO; CASALI; BRUNETTO, 2008). A aplicação de cobre e recomendada em culturas anuais e perenes via solo, a quantidade requerida de Cobre, por exemplo, na cultura de milho é de 29 gramas por ha, e em soja é de 12 gramas por ha para produção de 1 tonelada de grãos.
A principal forma de aplicação de cobre em soja e milho e via solo em fertilizantes formulados NPK, para se saber a quantidade que deve ser aplicada se faz necessário uma analise criteriosa do solo e analise de tecido vegetal.
CLORO
O cloro e o boro são os micronutrientes de maior solubilidade, tem a função relacionada com a fotossíntese, participando da fotólise da água, este ânion está estreitamente relacionado com a regulação osmótica Cloretos de sódio, potássio, magnésio ou cálcio são os principais minerais de cloro. O cloro é adicionado indiretamente nas adubações,