trabalho zootecnia
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE AQUIDAUANA
CURSO DE ZOOTECNIA
Resumo: Fertilidade do Solo
Acadêmicos: Alexandre Silva
Disciplina: Fertilidade do Solo
Aquidauana – MS
Março de 2014
Histórico
Uma das regiões do mundo onde existem evidências de civilização muito primitiva é a Mesopotâmia , situada entre os rios Tigres e Eufrates, onde se localiza atualmente o Iraque .
A prática de adicionar esterco de animais ou restos de vegetais ao solo , para restaurar sua fertilidade , provavelmente foi decorrente dessas observação ,mas não se sabe como e quando a adubação realmente começou .
Teofrasto recomendava o uso abundante de esterco nos solos rasos , mas sugeria que o solos ricos fossem menos adubados . Ele também endossava a prática hoje considerada boa – o uso de camas dos estábulos. Ele mencionava que isso iria conserva a urina e as fezes eque o valor do humos do esterco seria aumentado. É interessante notar que Teofrasto sugeriu que plantas com maior exigência de nutrientes também teriam alto requerimento de água. Teofrasto sugeria a mistura de diferentes solos coma finalidade de corrigir defeitos e adicionar força ao solo . Está pratica pode ter sido benéfica sob vários aspectos. A adição de solo fértil sobre um solo infértil poderia levar ao aumento da fertilidade do solo e a prática de misturar um solo com o outro poderia , também , prover melhor inoculação das semente de leguminosas em alguns campos .
Plínio afirmava que o calcário deveria ser espalhado para formar uma fina camada sob o terreno e que um tratamento era suficiente por varios anos , mas não por 50. Salitre ou nitrato de K foi mencionado por Teofrasto e Plínio como conveniente para adubar as plantas e isso é mencionado na Bíblia, no livro de Lucas.
Muitos dos escribas no passado acreditavam que a cor do solo era critério para avaliar sua fertilidade . A ideia geral é que solos pretos eram férteis e que