Trabalho De Introdu O Zootecnia
Formar Grupos com no máximo 03 Componentes.
Entrega dia 09/04/2015
. DIA DA PROVA
Quais as principais diferenças anatômicas e fisiológicas do aparelho digestivo dos animais ruminantes e dos animais monogástricos. Associe a estes animais (monogástricos e ruminantes), quais os tipos de alimentação fornecida a cada grupo, especificando o que é alimento volumoso e alimento concentrado.
O trabalho devera ser entregue digitado, conforme modelo deixado na Xerox e ou site do professor.
(modelo para confecção de trabalhos e relatórios). Poderá utilizar figuras e ou tabelas para ilustração do texto.
O trabalho deverá conter:
- Introdução
- Desenvolvimento
- Considerações finais
- Bibliografia consultada
Diferença Anatômica entre Ruminante e Monogástrico
Monogástricos: (mono=1 gástrico= digestão) são os animais que apresentam um estômago simples, com uma capacidade de armazenamento pequena e que digere o alimento com substâncias produzidas no próprio organismo portanto o fornecimento de alimentos deve ser constante. Existem monogástricos carnívoros como o cão e o gato; herbívoros como o coelho e o cavalo; e onívoros como as aves e os suínos.
Ruminantes: (latim científico: Ruminantia) os ruminantes tem vários "estômagos" onde acontecem diversos estágios da digestão, além de apresentar microoganismos que digerem celulose para eles, como no caso das vacas. Estes são uma subordem de mamíferos artiodátilos, que inclui os veados, girafas, bovídeos e por vezes incluídos até mesmo os camelos, caracterizados. Os ruminantes possuem vários compartimentos gástricos, por isso são também denominados de poligástricos. Os compartimentos nos ruminantes são quatro... rúmen, retículo, omaso e abomaso. O termo ruminantes advém do fato destes animais ruminarem, isto é, depois de ingerirem rapidamente o alimento, entre os períodos de alimentação eles tornam a regurgitar o alimento para a boca, onde é de novo mastigado (ruminado) e