TRABALHO SOBRE ESCOLHA PROFISSIONAL ZOOTECNIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE
CURSO: PSICOLOGIA - 7º PERÍODO
DISCIPLINA: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
DOCENTE: EMMANUELLE OLIVEIRA
ESCOLHA PROFISSIONAL (ZOOTECNIA)
DISCENTE:
Hildebrando Cocentino
Márcia Lyane
Márcia Vanessa
Rozeann Saores
INTRODUÇÃO
A escolha de uma profissão está relacionada com os projetos que uma pessoa idealiza para a sua vida como um futuro profissional, começando a partir do momento em que alguém faz a sua escolha, ou seja, aquilo que deseja ser e fazer futuramente.
Toda escolha profissional requer saber que papel a pessoa quer ter na sociedade, quais os objetivos que almeja atingir, as consequências (prós e contras) e as metas a serem alcançadas antes de adentrar na profissão escolhida, a contar, a partir do desempenho do sujeito desde a escola (ensino médio) até chegar à universidade.
Ao longo da vida as pessoas fazem diversas escolhas, e muitas delas definirão o seu futuro. Assim sendo, é preciso levar em consideração também, as inúmeras influências e pressões que afetam as tomadas de decisões de muitos jovens quando decidem pelo curso que vão estudar na universidade; e quando pensamos nessa influência, estamos falando também além do meio externo, ou seja, as inúmeras informações sobre qual melhor profissão para trabalhar, mas também naquilo que pode ser ou não aprovado pelos pais.
Segundo Freud (1908/1969), apesar de toda a emoção com que a criança catexiza seu mundo de brinquedo, ela o distingue perfeitamente da realidade, e gosta de ligar seus objetos e situações imaginados às coisas visíveis e tangíveis do mundo real.
Na infância, em algumas brincadeiras, o infante projeta no brincar, a profissão relacionada com o fazer dos pais, alguns brincam de serem médicos, outros de motoristas, professores e assim por diante, essa fantasia na grande maioria das vezes atinge a fase da adolescência quando o jovem ainda se encontra sob a influência dos familiares.
Essa tomada de decisão a respeito