Trabalho Fernanda
Equipamento: Mesa firme, sem revestimento.
Posição inicial: Decúbito dorsal, braços ao lado do corpo, cotovelos estendidos, palmas para cima, joelhos fletidos e coluna lombar retificada sobre a mesa.
Teste: O examinador fica em pé na cabeceira da mesa e observa a posição da cintura escapular. Essa figura mostra o comprimento normal do peitoral menor esquerdo e o encurtamento do direito. A quantidade de retração é medida pela extensão que o ombro levanta da mesa e pela quantidade de resistência à pressão que é feita para baixo sobre o ombro. A retração pode ser registrada como leve, moderada ou acentuada.
Teste para o comprimento do peitoral maior
Comprimento normal das fibras inferiores Comprimento normal das fibras superiores
Peitoral maior
Equipamento: Mesa firme sem revestimento macio.
Posição inicial: Decúbito dorsal, joelhos fétidos, coluna lombar retificada sobre a mesa.
Movimento do teste para a parte inferior (Esternal): O examinador coloca o braço em uma posição de aproximadamente 135° de abdução (alinhado com as fibras inferiores), com o cotovelo estendido. O ombro ficará em rotação lateral.
Comprimento normal: O braço cai até o nível da mesa com a coluna inferior permanecendo retificada sobre a mesa.
Encurtamento: O braço estendido não cai até o nível da mesa. A limitação pode ser registrada como leve, moderada ou acentuada, medida em graus usando-se um goniômetro ou medida em centímetros usando-se uma régua para registrar o numero de centímetro desde o epicôndilo lateral até a mesa.
Movimento do teste para a parte superior (Clavicular): O examinador coloca o braço em abdução horizontal com o cotovelo estendido e o ombro em rotação lateral (palma para cima).
Comprimento normal: Abdução horizontal completa com rotação lateral, braços plano sobre a mesa, sem rotação do tronco.
Encurtamento: O braço não cai até o nível da mesa. A limitação pode ser registrada como leve, moderada ou