Trabalho feito
CURSO DE PEDAGOGIA 3º PERÍODO
ALUNA: Erica Siqueira
Disciplina: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Professora: Tatiana Moraes
FICHAMENTO
GADOTTI, Moacir. Educação de Jovens e Adultos: correntes e tendências. In: GADOTTI, Moacir e Romão, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta.8 ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2006. p. 29-39
A EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS
Teoria pratica e proposta
Uma DEFINIÇÃO DE ALGUNS TERMOS:
1.1(...) A educação não formal, assim entendida, seria menos do que a educação formal, posto que a primeira seja concebida como “complementar de,” “supletiva de,” que não tem valor em si mesmo. (pg. 29)
1.2(...) Os termos educação de adultos, educação popular, educação não formal referem-se à mesma área disciplinar, teórica e prática da educação. (pg.30)
1.3(...) Lamentavelmente, a função educativa do Estado tem sido entendida, quase exclusivamente, como escolarização, deixando de lado as possibilidades da educação não formal, especialmente na educação básica (que inclui a alfabetização) de jovens e adultos. (pg.30)
2. EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS
1.1(...) Os jovens e adultos trabalhadores lutam para superar suas condições precárias de vida(moradia, saúde, alimentação, transporte, emprego etc.) que estão na raiz do problema do analfabetismo.(pg.31)
1.2(...) O sucesso de um programa de educação de jovens e adultos é facilitado quando o educador é do próprio meio. (pg.32)
1.3(...) Trata-se de incorporar uma abordagem do ensino/aprendizagem que se baseia em crenças democráticas e procura fortalecer o pluralismo cultural num mundo cada vez mais interdependente. (pg.33)
3. A EVOLUÇÃO DO CONCEITO
1.1(...) A partir da I Conferência Internacional sobre Educaçao de Adultos, realizada na Dinamarca (1949), a educação de adultos foi concebida como uma espécie de educaçao moral. (pg.34)
1.2(...) A Conferência Mundial sobre Educação