Mandela
Nelson Mandela
Magda Becker RA 992
Nascido em 18 de julho de 1918, na cidade de Transkei, África do Sul, Nelson (nome inglês que lhe foi dado aos 7 anos de idade na escola) Rolihlahia Mandela era filho único do casal Henry Mgdia Mandela e Noseki Fanny, que integrava uma antiga família de aristocratas da casa real de Thembu. Mandela foi o primeiro membro da sua família a frequentar a escola.
Nelson Mandela casou-se três vezes. A primeira esposa de Mandela foi Evelyn Ntoko Mase, da qual se divorciou em 1957 após 13 anos de casamento. Depois se casou com a Winie Madikizela, e com ela ficou 38 anos, divorciando-se em 1996, com divergências políticas entre o casal vindo a público. No seu 80°aniversário, Mandela casou-se com Graça Machel, viúva de Samora Machel, antigo presidente moçambicano e aliado do CNA (Congresso Nacional Africano),.
Nelson Mandela teve 2 filhas, a qual 1 morreu com 2 meses de vida e teve mais 2 filhos.
Nelson Mandela se tornou um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de Apartheid “vida separada” do país, era um regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais.
Em 1934, Mandela mudou-se para Ford Beaufort, cidade no Sul do África, ele começou o curso para se tornar bacharel em direito na Universidade Fort Hare. Ao final do primeiro ano, Mandela se envolveu com o movimento estudantil, num boicote contra as políticas universitárias, sendo expulso da universidade. Como jovem estudante de direitos, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid, que negava aos negros (maioria da população), mestiços e indianos, direitos políticos, sociais e econômicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano em 1942. E dois anos depois fundou com Walter Sisilu e Oliver Tambo, entre outros, a Liga Jovem do CNA o mais antigo