Radiologia
A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais que permitem o gerenciamento e o uso das informações. A TI tem uma grande importância na área da saúde, assim como em várias outras áreas. Hoje se investe muito na tecnologia na área da saúde, pois quase todos os procedimentos a envolvem, e vão se descobrindo cada vez mais benefícios e alguns malefícios com a evolução da tecnologia.
Usando dos benefícios que a tecnologia da informação trás, a medicina de hoje visa ao máximo o aproveitamento de todas as áreas que a tecnologia participa, uma vez que todo este conjunto resulte em um desempenho melhor dos médicos, pois se antes era preciso "instinto" para descobrir uma doença, hoje se pode identificar usando das ferramentas que a tecnologia trás. Com a implantação da TI na área da saúde tem-se uma maior exatidão nos diagnósticos, exames, tratamentos e uma modernização dos equipamentos tornado estes mais potentes e exatos. E com essa tecnologia tem-se o melhoramento dos medicamentos e a criação de novos.
Embora os benefícios sejam inquestionáveis e evidentes, não se pode deixar de considerar o notável embaraço quando tratamos da modernização das tecnologias de informação. A cada dia a TI caminha a passos largos no que se refere aos avanços. Os equipamentos caem rapidamente em desuso, pois são substituídos por equipamentos mais modernos, gerando dificuldades aos hospitais que, normalmente, não acompanham o mesmo ritmo de evolução e ao mesmo tempo se veem na necessidade de se manterem atualizados tecnologicamente. A área da saúde investe muito em equipamentos tecnológicos, mas com o avanço continuo da tecnologia surgem a todo o momento equipamentos mais avançados, e conseqüentemente mais caros.
É inegável que a tecnologia é essencial na saúde, e que com toda essa evolução tem trazido vários benefícios, mas como em tudo o que acontece, toda