Trabalho Feito
Saúde é um direito humano fundamental, reconhecido por todos os foros mundiais e em todas as sociedades. Como tal, saúde se encontra em pé de igualdade com outros direitos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948: liberdade, alimentação, educação, segurança, nacionalidade etc.
A saúde é amplamente reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma das mais importantes dimensões da qualidade de vida.
Saúde e qualidade de vida são dois temas estreitamente relacionados, fato que podemos reconhecer no nosso cotidiano e com o qual pesquisadores e cientistas concordam inteiramente. Isto é, a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde.
Isto implica no entendimento de que a saúde não é nem uma conquista, nem uma responsabilidade exclusiva do setor saúde. Ela é o resultado de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, coletivos e individuais, que se combinam, de forma particular, em cada sociedade e em conjunturas específicas, daí resultando sociedades mais ou menos saudáveis
II- DESENVOLVIMENTO
II.1- Saúde e Sociedade
Segundo Shuqair (1996) o Estado tem o dever de prestar benefícios aos cidadãos a fim de proporcionar a melhoria das condições de vida.
Para a Organização Mundial da Saúde, o conceito de saúde “é o completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”.
A saúde é um direito complexo que envolve o completo bem-estar físico e mental e ainda o direito de não ficar doente. Portanto, isso significa que alimentação, abrigo, proteção, segurança, ausência de doenças e tratamentos são direitos relacionados à saúde do brasileiro. Assim como o direito ao abrigo está envolvido no conceito de saúde, a proteção contra o “estresse” e a segurança no trabalho também são aspectos do direito à saúde, porque se saúde é o completo bem-estar