TRABALHO FEITO
1) Descreva os modelos político e econômico predominantes no período da República Velha.
O modelo político predominante foi o da república oligárquica, em que o poderio político ficava concentrado nas mãos de uma elite. Havia o chamado “voto de cabresto”, em que os coronéis orientavam os eleitores em quem votar e também havia a chamada
“república do café com leite”, em que os votos para presidente eram divididos entre candidatos favoráveis a Minas Gerais ou a São Paulo, que se revezavam no poder. O modelo econômico teve alguns surtos de industrialização, mas a predominância era da agricultura voltada para a produção do café.
2)Fale a respeito da transição do trabalho escravo para o assalariado, qual a importância desta para a economia brasileira? Qual o papel do Estado neste processo? A libertação dos escravos ocorreu a partir da pressão de determinadas camadas da sociedade, nas quais estavam incluídos personagens da intelectualidade e da política, além da pressão internacional, exercida, sobretudo, pela Inglaterra. A mão de obra livre e assalariada veio através dos imigrantes, tendo o Estado papel importante nesse processo, pois facilitava a vinda de estrangeiros para trabalharem no Brasil.
3)Existe um choque de interesse das elites brasileiras -elite agrária e elite industrial? ou ambas tinham o mesmo objetivo?
Havia choque de interesses, quando entendemos que mecanismos como a escravidão estavam ligadas principalmente à elite agrária, enquanto a elite industrial visava ao desenvolvimento da mão de obra livre e do trabalho assalariado, capaz de desenvolver um mercado interno forte para os produtos industrializados. Enquanto a elite agrária se aproximava dos ideias dos setores mais tradicionais, o grupo dos industriais era mais semelhante aos setores emergentes, como a burguesia nascente das cidades e os profissionais liberais. No entanto, apesar de divergentes, as elites