TRABALHO FARMACO FINALIZADO
FACULDADE DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA HUMANA
LUANNA ARRUDA
RAYANNE MALDONADO
TAYANI CAMPOS
THAÍS EUFRÁSIA
THAÍS MARI
Remédios Presentes no Hospital Universitário
CUIABÁ-MT
2012
ANTIINFLAMATÓRIOS
Os fármacos antiinflamatórios, são substâncias que possuem a capacidade de controlar a inflamação,mediada por 4 sinais: tumor, calor, rubor, dor, desempenham também função analgésica, reduzindo a dor, o combate a hipertermia que é a febre, e a eliminação de algum edema ou inchaço, minimizando os efeitos causados pela defesa do organismo ativando a circulação local. Esses medicamentos atuam através da inibição de uma enzima responsável pela produção de substâncias envolvidas na inflamação, reduzindo assim as substâncias responsáveis por mediar à resposta inflamatória resultando no efeito analgésico e antipirético. Apesar de geralmente seguros, podem levar a vários efeitos adversos sendo apenas os resultantes desta via de biossíntese.
São classificados em antiinflamatórios esteroidais e não esteroidais (AINEs), diferenciando em seu mecanismo de ação, mas atingindo um ponto em comum: a inibição da síntese de um grupo de mediadores químicos inflamatórios denominados de eicosanóides.
Os esteroidais, são hormônios produzidos pela supra renal, mais especificamente na glândula adrenal. São drogas que mimetizam os efeitos do hormônio cortisol. Este hormônio é essencial à vida, sendo responsável por vários processos, possuem efeitos metabólicos próprios, mas por outro lado tendo taxas elevadas de cortisol (endógeno ou exógeno), por períodos prolongados, levam ao desenvolvimento da Síndrome de Cushing de tão severas que são suas alterações metabólicas.
Atuam diretamente inibindo a fosfolipase A2, quebrando a cascata da inflamação. Na via bioquímica da síntese de eicosanóides, ela está um nível acima das cicloxigenases e lipooxigenases. Como resultado da sua atividade, ocorre a liberação do ácido araquidônico no meio