trabalho experiencia
Em termodinâmica estudamos os efeitos da mudança de temperatura, pressão e volume entre outras grandezas termodinâmicas.
Com alguns desses conceitos começamos a entender o funcionamento de um ciclo de refrigeração, seja ele doméstico, industrial entre outros, independente da proporção o ciclo continua sendo o mesmo o que ira mudar é a capacidade frigorifica e a quantidade de compressores por exemplo.
O nosso foco será refrigeração comercial, mais especificamente ilha refrigeradas.
Materiais & Métodos
A ilha refrigerada nada mais é que um refrigerador aberto ou fechado podendo ser horizontal ou também na vertical. Sabemos que esses equipamentos variam a temperatura de acordo com as condições climática (umidade relativa do ar em especial/calor excessivo) por isso resolvemos fazer um teste para avaliar as reais condições dos mesmos, já que estávamos trabalhando somente com hipóteses ideais.
Neste experimento pegamos uma ilha refrigerada normal e implantamos sensores de pressão nos pontos de alta e baixa.
Para a inserção desses sensores foram feitos cortes/furos nas tubulações do sistema para que pudéssemos inserir os mesmos com a brasagem (que uniu o cobre com o cobre) feito com “foscoper” nas tubulações auxiliares de respectivas tomadas de pressões.
Logo após foi colocado sensores com as funções de medições de pressão e temperatura, foi acrescido no sistema dois displays digitais para fazer as medições.
Os sensores seguem a seguinte classificação:
Alta pressão 0 a 500psi.
Baixa pressão 0 a 100psi
Após esse procedimento foi efetuado uma carga de fluido 401A, para detectar possíveis vazamentos, para verificar se havia algum tipo de vazamento utilizou-se uma esponja com mistura de água e sabão.
Quando se constatou que não havia nenhum vazamento fizemos vácuo no sistema, o processo de vácuo funciona da seguinte maneira, verificar o nível de óleo obedecendo a nível mínimo e máximo de operação e ver a capacidade da bomba, ajustar