TRABALHO ETCS
Sub-Capítulos 9.1.2 e 9.1.3
Responda as questões n. 1 a n. 5 da página 250, do material de apoio do aluno, Análise Financeira das Empresas, 8ª. Edição/2006, José Pereira da Silva.
1) Ativo Circulante: dinheiro disponível (caixa e bancos) e tudo aquilo que pode ser transformado em dinheiro a curto prazo, tais como duplicatas a receber e estoques. Outra nomenclatura utilizada é o conceito de Capital de Giro.
Uma empresa pode ter muitos Ativos, como caminhões, máquinas, o próprio imóvel, etc, mas pode ter dificuldades de gerir sua atividade se não tiver disponível o Capital de Giro. Por exemplo: Toda a linha de produção de uma empresa pode parar se ela não tiver capital disponível a tempo para restabelecer esta produção. Ela pode precisar adquirir uma peça cara para substituir uma máquina e sem uma reserva disponível a curto prazo, poderá ter prejuízos.
2) EBITDA como instrumento de análise
EBITDA apóia decisões diversas como:
Mudanças na política financeira da empresa: Ora, se o ingresso efetivo de recursos, no período considerado para análise, encontra-se em nível insatisfatório comparativamente à capacidade operacional de geração de caixa da empresa, a política financeira, por certo, precisará ser reformulada caso a liquidez efetiva da empresa esteja baixa.
Visualização do grau de cobertura das despesas financeiras: Os resultados operacionais cobrem as despesas financeiras? Qual o percentual de segurança, ou seja, qual a parcela mínima de receitas à vista para cobertura destas despesas?
Monitoramento de estratégias financeiras empreendidas: De que forma repercutiu a estratégia financeira adotada? Quanto maior o volume de recursos gerados na atividade da empresa, melhor a flexibilidade dos gestores para a tomada de decisões pertinentes à aquisição e á alocação de ativos, assim como melhor será sua liquidez, se em adequada sintonia de prazos.
Pode ser utilizado como benchmark financeiro: O analista não deve