Trabalho ESTRUTURA TIPO FLOW
Logística
Curso: Cadeia de Suprimentos
Professora: Fabiane Veras
Aluno: Rafael Victor Anezio de Moura
ESTRUTURA TIPO FLOW-RACK
As estantes são formadas por plataformas ligeiramente inclinadas, feita de aço com roletes e rodízios de polipropileno um tipo de plástico, nas quais se deposita a mercadoria num extremo. Esta desliza por si própria até o extremo contrário, que dá para o corredor de saída.
Este sistema garante a perfeita rotação do produto, evita interferências nas tarefas de reposição e retirada do material e aumenta a rapidez na preparação dos pedidos.
Sistema indicado para pequenos volumes e grande rotatividade, onde se faz necessário o picking, facilitando a separação de materiais e permitindo natural- mente o princípio FIFO Neste sistema, o produto é colocado num plano inclinado com trilhos que possuem pequenos rodízios deslizando, assim, por gravidade, até a outra extremidade, onde existe um “stop” para sua contenção do mesmo. É usada com movimentações manuais e mantém, sempre, uma caixa à disposição do usuário, facilitando, assim, o picking, ou seja, a montagem de um pedido, como se fosse um supermercado. Como elas precisam ser de pouca altura, pois são usadas manualmente, é bastante comum montá-las na parte inferior de uma estrutura porta-paletes convencional, no intuito de usar a parte superior para estocagem do mesmo produto, em paletes, simulando, assim, um atacado na parte superior e um varejo na parte inferior.
Diversos setores de aplicação deste sistema de armazenagem, desde armazéns para produtos de grande consumo, farmácia ou cosmética, até informática, setor automobilístico, etc.
Vantagens
Perfeita rotação do produto (sistema FIFO, o primeiro palete a entrar é o primeiro a sair).
Maior número de referências na frente das estantes.
Redução do tempo de preparação de encomendas.
Maior capacidade de instalação.
Desvantagens
Não permitido para peças compridas.
Não indicado para o sistema LIFO (last in,