GI2
Pag: 147
1- Que interesses econômicos e religiosos da metrópode ustificama colonização? Como a ação catequética dos jesuitas contribuiu para o alcamce dessas metas?
R: A administração colonial contou com um primeiro sistema de distribuição organizado por meio da divisão do território, que deu origem às grandes extensões de terra que eram doadas para nobres, burocratas ou comerciantes influentes dentro da Corte lusitana. Onde o donatário e teria que cumprir com os princípios estabelecidos por dois documentos: a Carta de Doação e o Foral.
Esse primeiro sistema de controle e povoamento da colônia não obteve bons resultados, então os portugueses implantaram um novo sistema onde o governador-geral contava com o apoio de de funcionários, os recursos financeiros levantados pela atividade colonial e a arrecadação de impostos era responsabilidade do provedor-mor.
A colonização também se desenvolveu graças à ação dos missionários da Ordem de Jesus onde padres jesuítas vinham para o Brasil com objetivo de catequizar as populações nativas e acabavam dando uma justificativa religiosa à presença dos portugueses em terras distantes.
2- Por que a educação não é assunto prioritário no Brasil colonial?
R: Na época colonial o que interessava era levar matéria-prima para as colônias e trazer produtos manufaturados, ou até mesmo a exploração escrava, não havia interesse que os nativos daqui tivessem educação, saber ler e escrever naquela época era luxo.
3- Por que os religiosos resolveram desenvolver o trabalho de catequese em missões? quais suas caracteristicas principais e os riscos da empreitada?
R: O trabalho dos jesuitas era facilitar o dominio das colonias, não permitindo que as ideias protestantes se espalhassem nas colônias. Suas principais característicaseram religião, dar proteção, a fé, conquistar e catequizar a simpatia da população indigenas, e tambem promover a conversão dos adultos, alfabetização das crianças.
GUARULHOS
2015