Engenharia economica
Caso Prático: A Empresa “MACOSMI FÁBRICA DE CALÇADO, Lda.”
Mestrado Integrado em Engenharia
Química e Bioquímica
Engenharia Económica Professor: Rui Vieira Ano Lectivo: 2009/2010
Índice
1. Objectivo 3
2. Introdução 3
3. Elementos de Base para a Avaliação do Projecto 4
3.1. Determinação do Investimento e Orçamento de Tesouraria 4
3.2. Mapa de Amortizações 5
3.3. Conta de Exploração 6
3.4. Cálculo do Fundo de Maneio 7
3.5. Cash-Flow de Investimento 7
3.6. Critérios de Avaliação 8
4. Conclusão 9
5. Bibliografia 9
5. Anexos 10
1. Objectivo
O objectivo deste trabalho é analisar e verificar a viabilidade económica e financeira de um projecto de uma empresa, neste caso a “Macosmi Fábrica de Calçado, Lda.”.
2. Introdução
Para avaliar a viabilidade económica e financeira deste projecto recorre-se aos critérios quantitativos Valor líquido Actual (VAL) e Taxa Interna de Rendibilidade (TIR).
O Critério do Valor Líquido Actual é especialmente aconselhado na escolha entre vários projectos de investimento semelhantes. Este critério baseia-se no cálculo do somatório dos cash-flows anuais actualizados à taxa escolhida, e deduzidos os investimentos à mesma taxa. Sendo i a taxa de financiamento dos investimentos, R as receitas líquidas anuais de exploração, D as despesas anuais de exploração, I os investimentos anuais em capital e VR o valor residual, o Valor Líquido Actual é dado por:
A decisão de investir ou não no projecto, irá depender do valor do VLA. Se este for positivo, então a decisão de investir será positiva, caso contrário, a decisão de investir será negativa. Para o caso de o valor ser nulo, deverá recorrer-se a outro critério de avaliação de