Trabalho ESTRUTURA DE GRUPO
Professora: Angélica
Alunos: Antônio Gomes, David Barreto e Fernando Marroquim
COMPORTAMENTO DOS GRUPOS NO TRABALHO
Por que alguns esforços de grupos são mais bem-sucedidos que outros? O modelo de comportamento de grupo mostra os principais componentes que determinam o desempenho e a satisfação do grupo:
CONDIÇÕES EXTERNAS IMPOSTAS AO GRUPO
O grupo de trabalho é um sistema que faz parte de um sistema maior. Não existem de maneira isolada, são parte de uma organização maior, assim todo grupo é influenciado por condições externas, impostas de fora pra dentro:
Estratégia geral;
Estrutura de autoridade;
Regulamentações formais;
Recursos;
Processo de seleção;
Sistema de avaliação de desempenho e recompensas;
Cultura organizacional;
Condições físicas de trabalho.
ESTRATÉGIA GERAL:
Geralmente estabelecida pelos dirigentes da empresa, determina os objetivos da organização e os meios para atingi-los, pode por exemplo, direcionar a empresa para a redução dos custos, a melhoria da qualidade, a expansão da participação no mercado ou a diminuição do tamanho das suas operações.
ESTRUTURA DE AUTORIDADE:
Definem quem se reporta a quem, quem toma as decisões e quais as decisões que os indivíduos ou os grupos têm autonomia para tomar. Determinam onde o grupo se localiza dentro da hierarquia da organização, o líder formal de cada grupo e as relações formais entre os grupos.
REGULAMENTAÇÕES FORMAIS:
Regras, procedimentos, politicas, descrições de tarefas, de outros tipos criados para padronizar o comportamento dos funcionários. Quanto mais regulamentação formal uma organização impõe a seus funcionários, mais o comportamento dos membros dos grupos de trabalho será consistente e previsível.
RECURSOS:
O que um grupo é capaz de realizar é determinado, em boa parte, pelo que é possível ser realizado. A presença ou a ausência de recursos, tais como dinheiro, tempo, matéria-prima e equipamentos – que são alocados ao grupo pela direção da empresa –, tem uma forte