Trabalho Estação de tratamento de esgoto
CAMPUS UNIVERSITARIO DE PALMAS
ENGENHARIA AMBIENTAL
PROCESSOS E OPERAÇÕES UNITARIAS
Unidades Tratamento de Esgoto e suas Operações Unitárias
Amanda Costa Rodrigues
Palmas – TO
Junho de 2010
1. CARACTERISTICAS DOS ESGOTOS
1.1. Esgoto domestico
É toda água residuária gerada pelas atividades e necessidades humanas em uma residência e que fluem através da rede de esgoto. Podem igualmente ser lançada diretamente no ambiente ou redirecionada para estações de tratamento.
Características principais:
Altos teores de sólidos totais;
Altos teores de nutrientes e matéria orgânica;
Altos números de bactérias do grupo coliformes;
Elevada DBO.
1.2 Esgoto industrial
É toda água residuária gerada pelas atividades industriais e que fluem através da rede de esgoto. Podem igualmente ser lançada diretamente no ambiente ou redirecionada para estações de tratamento.
Nas indústrias as águas podem ser utilizadas de diversas formas, tais como: incorporação aos produtos; limpezas de pisos, tubulações e equipamentos; resfriamento; aspersão sobre pilhas de minérios etc. para evitar o arraste de finos e sobre áreas de tráfego para evitar poeiras; irrigação; lavagens de veículos; oficinas de manutenção; consumo humano e usos sanitários.
Além da utilização industrial da água, esta também é utilizada para fins sanitários, sendo gerados os esgotos que na maior parte das vezes são tratados internamente pela indústria, separados em tratamentos específicos ou tratados até conjuntamente nas etapas biológicas dos tratamentos de efluentes industriais. As águas residuárias, neste caso os esgotos sanitários, contêm excrementos humanos líquidos e sólidos, produtos diversos de limpezas, resíduos alimentícios, produtos desinfetantes e pesticidas. Principalmente dos excrementos humanos, originam-se os microorganismos presentes nos esgotos. Os esgotos sanitários são compostos de matéria orgânica e inorgânica. Os principais constituintes orgânicos