APS 8 semestre
MURILO AUGUSTO BENECIUTTI BLANCO RA – A937463-3 EVANDRO CEZAR BENECIUTTI DORTA RA – A98557-3 LUIS FERNANDO FAVERÃO RA – A815BB3 VINICIUS TEIXEIRA MARASCA RA – A76724-0
FUNCIONAMENTO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
RESUMO
Estação de tratamento de água ou também abreviado como ETA é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer população de Penápolis, ela se divide em nove etapas: capitação, Bacia de tranquilização, Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Desinfecção, Fluoretação e Correção de PH.
O tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos aplicados na água para que fique adequada para consumo, isto é, seja potável.
É uma parte importante no processo de construção de uma rede de abastecimento e devem-se analisar os seguintes pontos: vazão da fonte, sua localização, topografia da região e possíveis focos de contaminação, entre outros, A captação pode ser feita de forma superficial ou subterrânea
Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), se designa oficialmente também por Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), é uma infra-estrutura que trata as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, ela se divide em cinco etapas: Tanque de areia, Reatores, Tanques de aeração, Decantador secundário e Última etapa da fase líquida.
O princípio das estações de tratamento é dar uma turbinada no processo natural de limpeza que qualquer rio faz. Todo curso d’água possui bactérias que se alimentam da matéria orgânica do esgoto e ajudam a eliminar a sujeira.