COMPACTACAO DO SOLO ENSAIO DE PROCTOR
Ana Flávia de Araújo Cetano(1), Bruno Tavares(2) , Douglas Rodrigues(3), José Vinicius(4), Wilian Costa(5).
(1), (2), (3), (4), (5) Acadêmicos de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM.
RESUMO
O estudo trata-se da análise da compactação de um determinado solo através do ensaio de Proctor normal, onde foi realizado o procedimento com diferentes teores de umidade de forma a obter cinco pontos, através dos resultados obteve a curva de compactação na qual foi encontrado o teor de umidade ótima e o peso específico máximo do solo do material.
Palavras-chave: umidade, compactação, peso específico, molde.
INTRODUÇÃO
A compactação de um solo é a redução de seus vazios proporcionados pelo ar. Segundo Falker é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua.
Na engenharia Civil é importante compactar um solo pois aumenta a resistência a cargas, evita o recalque e aumenta a estabilidade, também reduz infiltração de água, dilatação e contração, o que na Agronomia já é denominado de problema para o crescimento das plantas e raízes.
Pode-se realizar a compactação em laboratório de Mecânica dos Solos pelo ensaio de Proctor no qual seu princípio diz: “A densidade de um solo compactado sob uma determinada energia de compactação depende do teor de umidade do solo no momento de compactação.” A metodologia foi desenvolvida pelo engenheiro Ralph Proctor em 1933, sendo normatizada nos Estados Unidos pela A.A.S.H.O - American Association of State Highway Officials e no Brasil sua execução segue a norma ABNT NBR 7182/1986 - Ensaios de Compactação.
Segundo Proctor o teor de umidade ideal para compactação seria o que lubrificasse todas as partículas sólidas, sem cometer excesso, onde estas se deslizariam facilmente umas sobre as outras. A este teor de umidade denomina-se umidade ótima de compactação e a densidade