Trabalho Estação de Tratamento de Esgoto
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Projeto de Estação de Tratamento de Esgotos
Acadêmicos: Claison Kuhn, Fernando Fior Küntzer e Guilherme Daroit Mendes
Disciplina: Saneamento II
Professor: Simone Fiori
PASSO FUNDO, JUNHO DE 2013.
SUMARIO
Sumário
1. INTRUDUÇÃO 2
2. ESTUDO DO CASO 3
1. INTRUDUÇÃO
Este projeto tem por objetivo dimensionar uma Estação de Tratamento de Esgoto quem tenha a capacidade de tratar tanto um esgoto domestico, quando um efluente de caráter industrial. Busca solucionar problemas de caráter de saúde pública, devido a contaminações de solos e corpos hídricos superficiais e subterrâneos, conforme legislação vigente, para que atenda as especificações para renovação da Licença de Operação Nº 00567/2012.
Dessa forma, os processos de tratamento a serem adotados, as suas formas construtivas e os materiais a serem empregados são considerados a partir de fatores como: a legislação ambiental, a qualidade do efluente tratado com a possibilidade de reuso, além do fator clima. O dimensionamento o projeto visa à obtenção de um efluente final que atenda os padrões de lançamento estabelecidos nas resoluções do CONAMA.
2. ESTUDO DO CASO
1.1 Local de Projeto
O projeto em questão tem o objetivo apresentar o dimensionamento de uma Estação de Tratamentos de Esgotos para o município de Ibirubá. Ibirubá é um município quem se situa na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, fazendo divisa com os municípios de Selbach, XV de Novembro, Santa Barbara do Sul e Cruz Alta.
Ibirubá é um pequeno município, quem tem sua renda basicamente na produção agrícola. Não possui um sistema urbano de coleta de efluentes, sendo os efluentes urbanos armazenado no sistema filtro-fossa séptica ou até mesmo nos chamados poços- negros. Portanto o projeto incentivaria uma mudança profunda no sistema urbano com um todo e daria um salto de qualidade na saúde sanitária do município.
1.2 Estimativa populacional