TRABALHO ESCRITO
A troca de gases respiratórios ocorre entre o ambiente e o sangue. A respiração é a troca de oxigênio de dióxido de carbono durante o metabolismo celular. As vias respiratórias do pulmão transferem oxigênio da atmosfera para o alvéolo, onde o oxigênio é trocado por dióxido de carbono. Através da membrana alvéolo-capilar, o oxigênio transfere-se para o sangue e o dióxido de carbono transfere-se do sangue para os alvéolos. Existem três fases do processo de oxigenação: ventilação, perfusão e difusão.
Estrutura e função
Condições ou doenças que modificam a estrutura e função do sistema pulmonar alteram a respiração. Os músculos respiratórios, o espaço pleural, pulmões e alvéolos, são essenciais para a ventilação, perfusão e a troca de gases respiratórios.
A ventilação é o processo de transferência de gases para dentro e para fora dos pulmões. Isso exige uma coordenação das propriedades musculares e elásticas do pulmão e do tórax. O musculo importante para respiração é o diafragma.
A perfusão é a capacidade do sistema cardiovascular para bombear o sangue oxigenado aos tecidos e devolver o sangue venoso para os pulmões.
A difusão é responsável por movimentar os gases respiratórios de uma área para outra, por gradientes de concentração.
Transporte de oxigênio
O sistema de transporte de oxigênio consiste nos pulmões e no sistema cardiovascular. A liberação depende da quantidade de oxigênio que entra nos pulmões (ventilação), do fluxo de sangue para os pulmões e tecidos (perfusão), da taxa de difusão e da capacidade de transporte do oxigênio.
Fatores que afetam a oxigenação
1. Fisiológicos
2. Desenvolvimento
3. Estilo de vida
4. Ambientais
1.Fisiológicos Qualquer condição que afete o funcionamento cardiopulmonar afeta diretamente a capacidade do corpo para atender as demandas de oxigênio. As disfunções respiratórias incluem: hiperventilação, hipoventilação e hipóxia. Alterações que afetam a capacidade de transporte de oxigênio do