Trabalho Escrito
O trabalho descrito aqui, pelo nosso grupo, foi elaborado baseado nos estudos dos seis autores que foram apresentados no decorrer do curso. Todos estes estudiosos trazem uma abordagem inovadora sobre a Avaliação, esta enquanto prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem. Cada autor aborda a Avaliação baseado em pressupostos teórico-metodológicos que fundamentaram seus estudos, favorecendo as diferentes posições entre eles. O trabalho está norteado a partir de quatro questões básicas:
1- O que é Avaliação da Aprendizagem?
2- Como é feita a Avaliação da Aprendizagem?
3- Para que serve a Avaliação da Aprendizagem?
4- A quem serve a Avaliação da aprendizagem?
Philippe Perrenoud (1999) traz a Avaliação com base numa concepção de excelência. Para ele, a Avaliação deve ter por objetivo servir para realizar os ajustes que se fizerem necessário no processo de ensino e aprendizagem conservando, entretanto, o que estiver satisfatório, neste. Sugere um processo regulador das aprendizagens, proposto pela lógica formativa. A mudança nos métodos de Avaliação deve ocorrer a fim de diminuir o fracasso escolar, proporcionando um ensino de qualidade, igual para todos, contribuindo assim à formação do sujeito.
Já Pedro Demo (1993 ) agrega a prática pedagógica com a pesquisa científica. Ele enxerga a sala de aula como um laboratório, onde os resultados encontrados devem ser trabalhados considerando o incremento dos resultados qualitativos em detrimento dos quantitativos, a partir das observações realizadas pelo professor . Para este autor avaliar é uma pratica que objetiva cuidar para que o aluno aprenda.
Quanto à posição de Jussara Hoffmann (1998), esta mostra a Avaliação numa perspectiva construtivista e mediadora em que, na primeira, a Avaliação deve ser analisada com base nos objetivos efetivamente construídos quanto ao desenvolvimento máximo, possível de ser alcançado pelos alunos, ou seja, a aprendizagem, no seu