Metodologia
Essa pesquisa se deu com o objetivo de trazer aos leitores, maiores informações sobre o método do trabalho e sua metodologia; tópico que geram grandes dúvidas entre eles.
Geralmente as dúvidas são: Qual o conceito de método? Qual o conceito de metodologia? Qual a diferença entre eles? Eles possuem conexões entre si?
Para começar a responder uma dessas questões, pode-se dizer que um é meio e caminho para o outro sim, sendo interligados entre si em diversos sentidos e aspectos.
Basicamente, método é a divisão, a seleção dos materiais e fontes que serão utilizados na pesquisa; enquanto a metodologia “será, portanto, guia nas tramas práticas da pesquisa.” (Bittar, 2014)
Dentro de todo esse 'universo' existem técnicas que precisam ser aplicadas junto ao enfoque principal e algo essencial que com toda certeza precisa ser tratado de forma diferente são algumas características na linguagem científica-, entre elas estão: o rigor e a precisão terminológica; a formalidade; impessoalidade; objetividade; racionalidade critica, argumentativa e/ou probatória.
CONCLUSÃO
Com esse trabalho foi possível aprender a diferenciar método de metologia, apesar das diferenças serem mínimas e eles estarem interligados, os mesmos possuem características próprias e isso foi mostrado de acordo com o conceito de cada um.
Com a introdução da pesquisa foi explicitado algumas perguntas, que cercam a quem está nesse meio; dúvidas estas que são muito comuns até mesmo pra quem está totalmente acostumado com o assunto.
Pode-se perceber também que o método se divide em três e o primeiro apresentando se subdivide em mais três ramos. Todas as divisões possuem pontos em comum e pontos totalmente distintos, sendo todos eles apresentados.
REFERENCIAS
BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da Pesquisa Jurídica. 12. ed. Saraiva, 2014.