Trabalho escravo
ALUNAS: Andressa, Kassia, Raquel e Thayane
Turma: 2307
Prof: Ana Júlia Disciplina: Sociologia
Trabalho Escravo no Maranhão
Araguaína-TO
2014
TRABALHO ESCRAVO NO MARANHÃO
1. O que é trabalho escravo?
Trabalho escravo é o trabalho forçado que envolve restrições à liberdade do trabalhador. O trabalhador é obrigado a prestar um serviço, sem receber um pagamento ou recebem um valor insuficiente para suas necessidades e as relações de trabalho costumam ser ilegais. Diante destas condições, as pessoas não conseguem se desvincular do trabalho. A maioria é forçada a trabalhar para quitar dívidas.
Estima-se que existam no mundo entre 12 a 27 milhões de pessoas escravizadas nos diversos ramos da indústria, serviços e agricultura.
2. Trabalho Escravo no Maranhão
Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) assinalam que 40% dos trabalhadores escravizados no Brasil são maranhenses. No país, ainda existem 25 mil trabalhadores em regime de trabalho escravo. O Maranhão lidera o ranking nacional de exportação de mão-de-obra escrava. Além de ser o primeiro da lista na exportação de mão-de-obra escrava, o Maranhão ainda aparece com 10% dos fazendeiros escravagistas no país na chamada "Lista Suja". A lista formulada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresenta o nome de empregadores explorando mão-de-obra escrava em propriedades rurais.
Os trabalhadores são levados ao cativeiro pelos empreiteiros, conhecidos como “gatos”. Estes viajam de cidade em cidade à procura de sua “presa”. Os gatos procuram caçar os futuros escravos longe do local de onde ele irá trabalhar. Assim é mais fácil esconder a verdade e o trabalhador não tem como fugir. Prometem um bom trabalho, salário, alojamento e alimentação, e já oferecem um adiantamento em dinheiro para ninguém se atrever a dizer não. A realidade se mostra diferente quando o trabalhador se depara com maus-tratos, fome, salário retido