Trabalho escravo - ligação dos tempos antigos aos tempos atuais
Trabalho escravo, este ainda não se encerrou.
Neste trabalho acadêmico complementar ministrado pela professora - da disciplina de Direito do Trabalho, irei fazer a análise do Trabalho Escravo. Terei como base um filme, um programa de televisão e a importância da execução de um Projeto de Emenda Constitucional na Constituição Brasileira com o intuito de por um fim neste tema de suma importância.
Resumo das Obras
O trabalho escravo vem a existir desde a antiguidade e infelizmente ainda persiste na sociedade contemporânea. Como visto no filme O Germinal, a realidade dos operários do final do século XIX é muito parecida com a realidade enfrentada hoje por milhões de trabalhadores.
Pelo filme O Germinal, é perceptível as péssimas condições em que viviam os trabalhadores dentro das minas de carvão. Este filme retratou a momento grevista da época, onde um trabalhador, pai de família, cansado de enfrentar a busca diária de sobrevivência consegue liderar um grupo de pessoas em busca de um mesmo ideal – uma melhor qualidade de vida. Pelo filme vemos a miséria em que aqueles trabalhadores viviam, tendo a necessidade de ter todos da família trabalhando para sua subsistência, mulheres, crianças, idosos e até mesmo alguns enfermos cumprindo a mesma carga horária.
Nesta mesma época estavam ocorrendo também em outros países da região os movimentos grevistas, com intuito de melhorias salariais e reduções nas jornadas de trabalho. Pois, sabemos que os burgueses não tinham interesse em saber quais eram as situações em que viviam seus empregados, a eles importavam somente o lucro de cada trabalhador pela sua mão de obra. Após essa luta de classes que tivemos como direito a jornada de trabalho sendo limitada a 16 horas, e por fim 8 horas diárias.
Temos a impressão que essa forma de trabalho apresentado no filme ficou apenas como exemplo de o que era o trabalho escravo. Contudo, o programa “A Liga” exibida pela Rede Bandeirantes de Televisão, mostra-nos as