HGB testes de vestibulares Centro Oeste
Centro-Oeste
1. (UFG-GO) Leia a citação a seguir.
3. (UFMS-MS) A respeito do desporto na Grécia antiga, é
Com efeito, um simples relato pode ser correto sem ter nenhuma utilidade; acresce-lhe em compensação a exposição da causa, e a prática da história torna-se fecunda.
Buscando as analogias atuais, encontramos meios e indicações para prever o futuro: o passado nos protege, [...] permitindo-nos realizar nossas empresas sempre mais confiantes. POLÍBIO. História, apud PINSKY, J. Modos de produção na Antiguidade.
São Paulo: Global, 1984. Texto adaptado.
O texto demarca um tipo de relação temporal construída pela
História. Considerando a reflexão de Políbio, a ideia que expressa a relação entre passado e presente é a seguinte:
a) o passado possui um valor de lição para o presente.
b) o presente rompe com o passado.
c) o passado e o presente são realidades isoladas.
d) o presente coloca o passado sob suspeita.
e) o passado pode ser modificado pelo presente.
Resposta: A
A agricultura, se é que tal nome se pode dar aos trabalhos rurais da província de Goiás, acha-se no maior desprezo e abatimento [...]. Parece que muitos homens aborrecem aquilo mesmo que é a origem de sua existência e principal base de sua sustentação. Inventando pretextos frívolos com que encobrem sua preguiça, clamam que não podem dar saída aos gêneros e andam como múmias mortos de fome.
MATTOS, Raimundo José da Cunha. Agricultura. In: Chrographia historica da Província de Goyaz. Goiânia: Secretaria de Planejamento, 1979. p. 75.
Texto adaptado.
É que Goiás sobrevivera bem ao ocaso da mineração [...] já eminente desde fins do século XVIII. […] Plantava-se o que se ia comer, beber e vestir. Se algo sobrasse, era para gastar em festas e em coisas suntuárias. […] Nada era urgente ou inadiável, a não ser libertar o tempo para o ócio, para as inumeráveis festas do campo ou do arraial […], para pescarias e caçadas, enfim, numa palavra, para o exercício dos prazeres de uma vida