Trabalho Enviar
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O PERFIL MIGRATÓRIO ............................................................................ 4
2.1.1 Avanços Tecnológicos 6
2.1.1.1 Perspectivas migratórias 7
2.1.1.1.1 O Estado e os desafios migratórios 8
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
APÊNDICES 12
APÊNDICE A – Internet 12
ANEXOS 13
ANEXO A – Migração no Brasil 13
1 INTRODUÇÃO
A migração vem sendo um assunto muito questionado, pois ao mesmo tempo em que trás benefícios para um lugar, como no exemplo, a chegada de um grande empresário, ela pode ser prejudicial quando na sua grande proporção, como, na superlotação das cidades, acarretando em famílias desabrigadas. A migração pode ser apresentada ou causada por diversos fatores, sendo eles políticos, econômicos, religiosos, culturais, causas naturais, dentre outras, provocando uma série de problemas.
Essas causas precisam ser revistas e solucionadas, a fim de minimizar tantos transtornos nas grandes e pequenas cidades, ou regiões rurais, para que a sociedade volte a ter um equilíbrio habitacional.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PERFIL MIGRATÓRIO
O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, de Estado, Região ou até de domicílio. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade.
O ato de migrar faz do indivíduo um emigrante ou imigrante. Emigrante é a pessoa que sai de um lugar de origem com destino a outro lugar. O imigrante é o indivíduo que chega (entra) em um determinado lugar para nele viver.
Os fluxos migratórios podem ser desencadeados por diversos fatores, podendo ser políticos, econômicos e culturais, onde ocorrem diversas mudanças numa sociedade, provocando uma série de consequências.
No Brasil, o fator que exerce maior influência nos fluxos migratórios é o fator econômico, pois uma pessoa em busca de melhores condições de vida procuram oportunidades de emprego