Preconceito Racial
Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta”.
Nelson Mandela
Um dos maiores propósitos no esporte são o convívio, a amizade e o bem estar. Mesmo com todos esses ideais ainda hoje presenciamos práticas racistas por parte de torcedores e até mesmo por parte dos próprios atletas. Em um dos esportes de maior destaque no contexto mundial, o futebol, vemos e lemos notícias a respeito disso, em destaque os clubes europeus, onde se encontrão os melhores times e jogadores do mundo. Um dos casos recentes e de grandes proporções ocorreu em 2006 quando o jogador alemão de origem ganesa Gerald Asamoah sofreu pesadas críticas a respeito de sua etnia, por ser negro. Ele foi alvo uma campanha de difamação por parte de um grupo de extrema direita na Alemanha autodenominado Schutz-bund Deutschland, que significa “Aliança para a proteção da Alemanha”. As ofensas foram feitas através de cartazes e publicações na internet, onde o jogador é atacado simplesmente por ser negro. É irônico que, em plena época de copa do mundo, dentro de um esporte, que deveria unir a nações e pessoas, existam tais movimentos de caráter racista.
Casos polêmicos de racismo no esporte
Como tem chance da prática racista ocorrer em qualquer ocasião, o esporte tem sofrido muito com isso. Alguns jogadores, ou a própria torcida, agem de forma que denigre alguma pessoa, sejam por palavras ou atitudes. A rivalidade entre times pode ser uma das explicações, mas alguns casos se tornaram tão polêmicos que atingiram em cheio a mídia e as pessoas pela revolta do ato completamente errôneo. Seguem alguns desses casos:
Grafite e Desábato
Em um dos casos mais polêmicos do futebol, o jogador Grafite, que atuava pelo São Paulo, em