Trabalho emissoes
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
PAULO CÉSAR
ANÁLISE DAS CONCENTRAÇÕES DE CO, NO2 E O3 ESTAÇÃO DE PIRACICABA
TRABALHO ACADÊMICO
APUCARANA
2012
1 Concentrações do CO
É um gás incolor e inodoro que resulta da queima incompleta de combustíveis de origem orgânica (combustíveis fósseis, biomassa). Em geral é encontrado em maiores concentrações nas cidades, emitido principalmente por veículos automotores. Altas concentrações de CO são encontradas em áreas de intensa circulação de veículos.
[pic] Figura1: Gráfico da concentração do CO de 24h.
Pode-se observar que o pico se forma aproximadamente as 9:00h isso devido ao aumento do fluxo de automóveis na região, os horários coincidem com os horários de expediente nas redondezas, porém observa-se que no dia 15 de setembro as concentrações são baixas, isso devido ser sábado no horário especificado.
Observa-se que as concentrações são quase todas iguais, sendo que o dia 16 de setembro possui uma menor concentração, pois era domingo.
As concentrações na estação de Ibirapuera são também influenciadas a aumentar ou diminuir por causa dos ventos que tem na região, esses ventos podem ser analisados através de uma rosa dos ventos.
2 Concentrações de NO2
É formado durante processos de combustão. Em grandes cidades, os veículos geralmente são os principais responsáveis pela emissão dos óxidos de nitrogênio. O NO, sob a ação de luz solar se transforma em NO2 e tem papel importante na formação de oxidantes fotoquímicos como o ozônio. Dependendo das concentrações, o NO2 causa prejuízos à saúde.
[pic]
Figura 2: Gráfico da concentração de NO2 de 24h .
No caso do NO2, observa-se picos tanto no período da noite quanto da manhã e as concentrações mais baixas no final de semana, assim o efeito se estende na madrugada de