Introdução a contabilidade
A Contabilidade é uma ciência econômica utilizada como instrumento de informação, através da qual passa a se conhecer a estrutura econômico-financeira das entidades (aziendas). Ela utiliza metodologia própria para resumir e acumular os dados relacionadas com o patrimônio das entidades.
Registro Para que haja o controle e a orientação, os fatos devem ser evidenciados por algum meio, e o meio utilizado em contabilidade é o registro daqueles fatos. O registro é efetuado segundo um método universalmente conhecido como “método das partidas dobradas”.
ControleA função controle é de suma importância, haja vista a necessidade da salvaguarda de ativos, principalmente em se tratando de entidades comerciais que estão em constante competição para conquista de mercado.
Orientação Através dos relatórios contábeis é comunicada a situação da entidade que, utilizados adequadamente, servirá de parâmetros (orientação) para um criterioso e adequado planejamento, bem como verificar e acompanhar se o que foi planejado está sendo executado, e se as metas traçadas estão sendo atingidas.
Poder-se-ia dizer que temos ai toda essência da Contabilidade, isto é, os meios e os fins, pois o fim da Contabilidade, como já foi noticiado, é a prestação de informações úteis, e, estas, só serão possíveis mediante registro e controles permanentes que possam evidenciar as mutações patrimoniais, tanto as qualitativas, quanto as quantitativas.
O objeto da Contabilidade é o PATRIMÔNIO das AZIENDAS (entidades), sejam elas com ou sem fins lucrativos, por patrimônio entende-se o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, ou seja, os elementos e/ou meios necessários à existência e à consecução das suas finalidades.
Com muita propriedade, acerca do assunto, Sérgio de Iudícibus manifesta o seu conhecimento dizendo que: “o objetivo da contabilidade repousa mais na construção de um ‘arquivo básico de informação contábil’, que possa ser utilizado, de forma flexível,