TRABALHO EM GRUPO OBSERVA O 27
Aluno(s):
Luzemir Ferreira Paiva RA1419125
Valdeson Rodrigues da Silva Junior RA 1426651
POLO
GURUPI – TO
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INTERATIVA
ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho foi feito uma observação assistemática, não participativa de ambientes educativos formais e não formais em um raio de 500 metros nas imediações do meu trabalho. Observação, em seu sentido amplo, é uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de aspectos da realidade. A observação envolve os atos de olhar, perceber, interpretar e descrever o fato observado (Silva, W.S).
Identifiquei nas arredores do meu trabalho Rua Xavier José Nunes, três ambientes educativos não escolares, Câmera de Vereadores (), uma casa agropecuária (Agropeixe) e uma praça (Praça Mestre Ananias Ponce). E um ambiente educativo escolar Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves.
A Câmera de Vereadores é um ambiente educativo não formal, pois o ambiente se torna atrativo para o aluno como visitante ampliando assim seu conhecimento. A audiência publica é um instrumento de participação popular, garantido pela Constituição Federal, um espaço onde os poderes Executivo e Legislativo ou o Ministério Público podem expor um tema e debater com a população sobre a formulação de uma política pública, a elaborar ação de um projeto de Lei ou a realização de empreendimentos que podem gerar impactos à cidade, à vida das pessoas e ao meio ambiente. Os alunos participando de uma audiência pública podem analisar e comparar a teoria aprendida nas escolas formas com fatos reais.
A casa Agropecuária possibilita ao aluno um campo de pesquisa comercial como pesquisas de preços para formar tabelas e dinamizar as aulas de Matemática tornando-a mais atrativa.
A praça é reconhecida como um espaço de transmissão de conhecimento e cultura. Segundo Agda Sardenberg, coordenadora executiva e