Trabalho em grupo 4ºsemestre
Ao fazer um breve passeio pela história de qualquer instituição, seja ela privada ou pública, é notável que a forma pela qual a mesma foi gerida, organizada ou administrada mudou conforme suas necessidades em determinados momentos. Essas mudanças portanto surgem da necessidade de adaptação da empresa/instituição à um dado contexto político e econômico histórico ou mesmo à necessidades de diversas ordens de natureza interna. Compreender as exigências, ou seja a situação real e posteriormente estabelecer os objetivos e processos organizacionais e financeiros à qual a dada instituição será submetida. O objetivo deste trabalho é mostrar a finalidade e decisões nos aspectos financeiro, tributário e no mercado de capitais, refletindo no aspecto mais critico e conflitante das empresas.
1. Fundamentação Teórica
Assumamos, primeiramente, que a Administração Financeira e Orçamentária é de fundamental importância, desempenha papel determinante na estrutura, organização e funcionamento de qualquer empresa. Os processos ligados a fontes de recursos a longo e curto prazo, negociações de crédito e financiamento, análise e orçamento de capital, posturas e decisões financeiras, bem como o planejamento estratégico da empresa são tópicos pertinentes à Administração Financeira e Orçamentária, o que reafirma o seu valor e importância para a gestão empresarial. Há que se destacar que tais processos são universais no que tange a organizações, em outras palavras, a administração financeira tomada como atividade fundamental para o controle de modo criterioso e eficiente, operando sob o imperativo da obtenção de recursos para um bom funcionamento, deve estar presente no cotidiano de qualquer empresa ou organização – privada, publica, cooperativa ou particular.
Admir Roque Teló (2001) objetivando compreender a importância, funcionamento e desempenho do planejamento financeiro e organizacional