logistica reversa
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Ludmylla Crystie Silva dos Santos
LOGÍSTICA DE TRANSPORTES E CARGAS REVERSA
Salvador
2014
Itamar Oliveira Matos
Ludmylla Crystie Silva dos Santos
LOGÍSTICA DE TRANSPORTES E CARGAS REVERSA
Proposta Investigadora
Trabalho apresentado como exigência curricular e requisito parcial de avaliação da disciplina de Logística de Transporte e Cargas Reversas, do Curso Superior de Tecnologia em Logística 4ºSemestre da UNIJORGE – Centro Universitário Jorge Amado, Sob a orientação do Professor Rodolfo Bello Exler.
Salvador
2014
Introdução
A logística reversa vem despertando um interesse crescente nas organizações empresariais e nas pesquisas cientificas, uma vez que torna possível melhorar o desempenho e a competitividade das organizações. O estudo dos canais de distribuição reverso se destaca como uma nova área de estudo a logística corresponde o retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de vida produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas.
Para atender a uma demanda, cada vez mais exigente em termos de prazo e qualidade, o desenvolvimento desses canais de distribuição tem inibido a atenção que vem sendo dirigida à reintegração desses produtos ao ciclo produtivo, ou seja, ao aproveitamento de seus componentes e materiais constituintes.
A logística reversa tornou-se evidente nos dias atuais. No Brasil, o problema é ainda mais grave, uma vez que somente agora os pesquisadores estão voltando os olhos para essa questão.
O processo logístico de uma empresa consiste na estruturação de todas as etapas envolvidas desde a matéria-prima e sua produção até o momento em que o produto se encontra nas mãos do consumidor final, fazendo com que a distribuição do produto seja ideal.
Porém, com a preocupação ecológica dos consumidores, a pressão exercida pela legislação ambiental e a busca constante das