TRABALHO ELISMAR
DE
SOCIOLOGIA
ELISMAR APARECIDO RIBERO DE SOUZA
ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO
1* EJA SÓCRATES
PROFESSORA LÚCIA
Karl Marx
Foi um filósofo alemão, que deu origem a conceitos que serviram de base para a ideologia comunista do século XX, tais como lutas de classe, materialismo histórico e mais-valia.
Nascido em 1818, em Trier, Alemanha, filho de família judia, estudou filosofia nas universidades de Berlim e de Iena. Em 1842 foi chefe da redação do jornal Rheinische Zeitung, em Colônia (Alemanha), no qual escreveu artigos radicais em favor da democracia.
Em 1844 mudou-se para Paris e conheceu Friedrich Engels. Em 1848 publicou O Manifesto do partido Comunista, em parceria com Engels, pregando a solidariedade dos trabalhadores na busca da independência.
O documento defendia uma revolução internacional que derrubasse a burguesia e o capitalismo e implantasse o comunismo. A partir desses fundamentos foi criada a doutrina filosófica, econômica, política e social marxista.
A definição de ação social de Max Weber
A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.
Para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais e é função do sociólogo compreendê-las. Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.
Os tipos ideais servem como modelos e a partir deles a citada infinidade pode ser resumida em quatro ações fundamentais, a saber:
1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente