TGD UFES
TGD
TGD
TGD
TGD
TGD
TGD
TGD
TGD
TGD
A Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Educação define TGD com:
[...] Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndrome do espectro do autismo e psicose infantil [...]
(BRASIL, PNEEE/08, P. 15)
TGD
Rose
TGD
lfa
Alfa é uma Asperger bastante curiosa. Adora ciência e afirma que deseja ser cientista. Ela também é muito habilidosa com origami.
Como o origami entrou em sua vida? Para encurtar a história, Alfa nasceu e foi alfabetizada em Massachusetts, EUA. Os pais brasileiros, retornaram para o Brasil quando Alfa tinha oito anos de idade. O motivo do regresso à terra natal foi à crise econômica que assolou os nortes americanos no último século.Logo, Alfa fala muito bem o inglês e deixa a desejar com a língua portuguesa. A falta de pleno domínio da língua materna era motivo de chacota na escola anterior.
Então, após muitas crises nervosas de Alfa a professora colaboradora daquela escola encontrou no origami um caminho para acamá-la e alfabetizá-la na língua portuguesa. Alfa se identificou tanto com origami que auto didaticamente desenvolveu sua habilidade.
TGD
Rose
TGD
No Atendimento Educacional Especializado (AEE) Alfa confecciona vários trabalhos manuais para auxiliar outros alunos. Além disso, a Asperger com dificuldade na interação social tem buscado nos trabalhos desenvolvidos no AEE se aproximar de seus pares. Outro fato é que Alfa não administra bem o fracasso quando alguém a supera em algo. Então, isto se internaliza em forma de manchas brancas no pescoço da TGD. Por outro lado, na área cognitiva retém na memória informações por tempo significativo do conteúdo para superar sua dificuldade de expressar-se espontaneamente. Na avaliação padrão da instituição escolar consegue